Empresas que trabalham com blogs e marketing de conteúdo têm mais visitantes, vendas e leads qualificados em comparação àquelas que não adotam essa estratégia.
Por conta disso, cada vez mais empreendedores a têm adotado. Ainda assim, é preciso ter em mente que isso não dispensa o investimento em redes sociais.
A boa notícia é que, adotando as técnicas certas, é possível que um canal dê suporte ao outro, de modo que ambos sejam bem-sucedidos na tarefa de atrair e reter novos clientes. Assim, o negócio se torna mais competitivo perante a concorrência.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para divulgar seu blog em redes sociais.
1. Divulgue seus posts nas redes
Por mais óbvio que isso pareça, é preciso ter em mente que o primeiro passo para usar as redes sociais como parceiras do seu blog é divulgar seus posts nela.
Nesse caso, a principal ferramenta a ser considerada é o Facebook, já que, ao publicar um link, a rede o transforma em uma espécie de cartão de visitas de modo automático.
Uma das principais vantagens obtidas pela aplicação dessa técnica é a possibilidade de compartilhamento.
Por exemplo: caso você preste serviços de contabilidade, seus posts têm um alto potencial para serem compartilhados por profissionais da área ou mesmo por empresários, desde que ele seja de qualidade. Desta forma, mais indivíduos estarão em contato com a sua marca.
2. Crie anúncios com seu conteúdo
Além dos posts de compartilhamento orgânico, é possível pagar para que as redes sociais mostrem seu conteúdo em forma de anúncio.
Ao contrário do que muitas pessoas demonstram, essa é uma ótima forma para divulgar o seu blog, já que as plataformas contam com ferramentas de segmentação de público que permitem direcionar os posts de uma forma muito precisa.
Nesse caso, também é interessante investir em outro tipo de anúncio: o Google AdWords. Por mais que ele esteja tradicionalmente ligado ao momento da conversão, alguns proprietários de blogs estão usando-o para divulgar suas páginas.
Por exemplo, caso o seu negócio trabalhe com gravação a laser em madeira, é possível agilizar a divulgação para termos relacionados ao produto, que estão mais ao acima do funil de vendas.
3. Fique atento às tendências do momento
Quem trabalha com social media sabe que um conteúdo que se torna viral, é uma ótima maneira de fazer com que ele tenha visibilidade.
Portanto, por mais que a principal função de seus perfis nas redes sociais sejam a divulgação do seu blog, é preciso ficar atento às tendências em todos os momentos, de modo a usá-las corretamente, e, consequentemente, aumentar a visibilidade da sua página.
Nesse momento, nota-se a importância de contar com um profissional criativo para cuidar do blog e das redes.
E pode ser difícil ligar serviços, como o transporte fracionado, a memes ou personagens que estejam em alta na internet.
4. Incentive os seguidores a cadastrar seus e-mails
Para aumentar a audiência de seus blogs, muitas empresas criam newsletters. Deste modo, os inscritos recebem alertas todas as vezes que conteúdos novos estão disponíveis.
Além disso, eles também podem receber informações como:
- Publicação de materiais ricos;
- Promoções de produtos/serviços;
- Notificações de eventos;
- Lançamentos de produtos/serviços novos.
Por esse motivo, usar as redes sociais para encorajar seu público a se inscrever em seu newsletter pode ser uma boa estratégia. Afinal, eles serão os primeiros a serem avisados quando algum novo produto estiver disponível.
5. Produza vídeos
Apesar de a produção de conteúdo escrito ainda ser uma boa estratégia para alavancar seu blog e aumentar sua audiência, é preciso ter em mente que o público está saturado.
Pois, devido ao aumento de empresas que têm usado essa forma para atrair clientes, há um grande número de conteúdos pela internet, é cada vez mais complicado se destacar nesse meio.
A boa notícia é que há uma técnica que é de grande ajuda para a tarefa: a produção de vídeos para as redes sociais.
Para que ela seja bem-sucedida, é essencial que, apesar de curtos, eles sejam informativos, e ao mesmo tempo façam com que o público se sinta engajado e, assim, motivado a visitar o blog e aprender mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.